segunda-feira, 10 de maio de 2010

Celulas tronco


O video demostra a importancia das celulas tronco, e relata aos telespectadores os acontecimentos que envolvem estas e outras celulas, como o exemplo de fecundacao. Concerteza estas celulas serao o futuro muito bem sucedido da medicina, ate porque as celulas tronco tem a capacidade de substituir, quais quer decidos, e conjuntos de celulas. De grande importancia tambem, eh a possibilidade de resolucao de muitas doencas que hoje aflingem o mundo,como por exemplo a cura de câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias.... E ate mesmo daqui um tempo, a grande facanha do mundo moderno, que eh a clonagem, onde as celulas troncos tornam possiveis estas possibilidades. Ouso de tais celulas soh eh permitido na Inglaterra, Austrália, Canadá, China, Japão, Holanda, África do Sul, Alemanha e outros países da Europa.No Brasil a utilização de células-tronco produzidas a partir de embiões humanos para fins de pesquisas e terapias, desde que sejam embriões inviáveis ou estejam congelados a mais de três anos é permitida.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

Existem vários tipos de células-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

Comentei nos blog : mruschel.blogspot.com, renanescouto.blogspot.com, sabrioliveira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário