Diariamente convivemos com diversas áreas da biologia, com as quais temos que ter uma básica noção, para entender como vivemos e evoluímos. E tudo que realizamos em diversas formas está relacionado com a biologia. Com certeza as áreas em que mais se relacionamos durante o dia-a-dia são: A ANATOMIA HUMANA (movimentos que realizamos graças a músculos, ossos...), CÉLULAS (formação essencial do nosso corpo), GÉNETICA (o que nos permite transmite nossas caracterizas de geração em geração) e finalmente os ambientes em que residimos, os ECOSSISTEMAS. Não digo que essas determinadas áreas, são as principais, e sim que cada área explicada na biologia tem sua parcela de importância na nossa vida atual e futura.
Célula: representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas estão divididas em procariontes onde sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular e eucariontes sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto duplicação independente da colaboração de outras células, sendo, portanto, parasitas intra-celulares obrigatórias. Elas são encontradas milhões de vezes durante o nosso dia-a-dia, seja brincando, estudando, comendo ou a qualquer hora, pois sem elas não viveríamos. São elas que nos dão à vida, pois o nosso corpo esta cheio delas.
Anatomia Humana: é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células.Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando analisa-se e descreve-se os órgãos baseado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica , quando analisa-se e descreve-se os órgãos com base em sua localização no corpo (região corporal).
Ecossistemas: conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos. Fatores Abióticos é tudo que os seres vivos possam receber de um ecossistema no decorrer de fatores físico-químicos da natureza, como por exemplo, a chuva. As matas de cocais situadas no norte/nordeste brasileiro tem três tipos de clima diferentes tais como: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido. No nosso dia-a-dia, para as pessoas que habitam lá as vegetações servem como meio de sustento como a fibra do babaçu para o artesanato.
Genética: A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos). Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimentoembrionário, promove em caráter preventivo e curativo, a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas. A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
Comentei nos blog: lucaslunardelli.blogspot.com, mruschel.blogspot.com e philipp1994.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário